CED

CED

por Suporte CED -
Número de respostas: 0

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas oferta, através do Centro de Educação a Distância e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade de ensino à distância.


CURSOS OFERECIDOS - GRADUAÇÃO
  •  CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

1. Identidade do Curso

Título Obtido

Tecnólogo em Gestão Hospitalar

2. Legislação

3. Duração

2 anos, podendo ser integralizado em até 3 anos.

4. Turnos

Curso ofertado à distância

5. Objetivo do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar objetiva formar profissionais qualificados para as funções de planejamento, organização, direção e controle nas mais diversas organizações e setores de saúde, preparado dentro dos princípios da ética e da humanização.

6. Perfil profissional

Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2024. O Tecnólogo em Gestão Hospitalar será habilitado para:

  • Gerenciar processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, recursos materiais e financeiros em saúde;

  • Gerenciar a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde;

  • Desenvolver programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde;

  • Vistoriar, avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

7. Campo de atuação

O gestor hospitalar pode atuar no campo da saúde relacionado à gestão de sistemas de Clínicas, hospitais, laboratórios, serviços de diagnóstico e outras empresas prestadoras de serviço em saúde; Empresas de serviços de apoio e logística hospitalar; Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde; Empresas que comercializam insumos médico-hospitalares; Institutos e centros de pesquisa; Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente no setor público, privado ou de organizações do terceiro setor, possuindo um mercado de atuação profissional diversificado e amplo.

  • CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

1. Identidade do Curso

Título Obtido

Licenciado em Matemática

2. Legislação

Criação e autorização de funcionamento.

Resolução CONSU nº 20/2017 de 9 de Agosto de 2017.

3. Duração

O curso tem duração de 4 anos, ou 8 semestres, podendo ser integralizado no tempo máximo de 10 semestres.

4. Turnos

Curso ofertado à distância

5. Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática da UNCISAL na modalidade a distância destina-se à formação de licenciados para exercer funções de docência no Ensino Fundamental e Médio na disciplina de Matemática, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação e produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos educacionais.

6. Perfil Profissional

Atendendo às exigências do Parecer CNE/CP 009/2001, o curso de Licenciatura em Matemática tem um programa flexível de forma a qualificar seus graduados para a pesquisa em Educação Matemática, a elaboração de projetos, a confecção de material didático e principalmente para ser um educador.

Dentro dessas perspectivas, o Curso de Licenciatura em Matemática oferece aos seus graduados uma base sólida de conteúdos matemáticos e também contempla as áreas de aplicação.

Desejam-se as seguintes características para o Licenciado em Matemática:

1. visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, e visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;

2. visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

7. Campo de Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Matemática na modalidade a distância pela UNCISAL pode atuar em instituições de educação pública ou privada.


  • LICENCIATURA EM BIOLOGIA

1. Identidade do Curso


Título Obtido


Licenciatura em Biologia


2. Legislação

3.Autorização para a criação do Curso, através da Resolução CONSU Nº. 10/2024, de 6 de março de 2024. DOE 8 de março de 2024.

3. Duração


4 anos, podendo ser integralizado em até 5 anos.


4. Turnos


Curso ofertado à distância


5. Objetivo do Curso


O Curso de Licenciatura em Biologia da UNCISAL destina-se, primariamente, a formação de professores do ensino fundamental e do ensino médio nas áreas de Ciências e Biologia, com conhecimento teórico e prático, visando atender às demandas da Educação Básica; além de proporcionar habilidades e competências necessárias para atuação nas áreas e subáreas de atuação profissional do Biólogo.


6. Perfil profissional


- Segundo o artigo 10 da Resolução CNE/CP Nº 4 de 29 de maio de 2024, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (licenciaturas), o egresso do curso de  licenciatura em Biologia deverá estar apto a:

- Demonstrar conhecimento e compreensão da organização epistemológica dos conceitos, das ideias-chave, da estrutura da(s) área(s) e componentes curriculares da educação e ciências biológicas;

- Compreender criticamente os marcos normativos que fundamentam a organização curricular de cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica e, em particular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular;

- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e de relações democráticas na escola;

- Reconhecer os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas em que atua e, também os contextos de vidas dos estudantes, propiciando assim, aprendizagens efetivas;

- Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

- Compreender como as ideias filosóficas e as realidades e contextos históricos influenciam a organização dos sistemas de ensino, das instituições de Educação Básica e das práticas educacionais;

- Demonstrar conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino;

- Demonstrar conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares da educação e das ciências biológicas, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados que contemplem o acesso ao conhecimento para um grupo diverso de estudantes;

- Aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;

- Estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito: 

a) das relações étnico-raciais estabelecidas na sociedade brasileira no presente e no passado e que garantam a apropriação dos conhecimentos relativos à história e cultura africana, afrobrasileira e dos povos originários do Brasil, bem como de valores e atitudes orientados a desconstruir e combater todas as expressões do racismo, com a devida valorização da diversidade cultural e étnico-racial brasileiras; e 

b) das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira, no passado e no presente, bem como de conhecimentos, valores e atitudes orientados à prevenção e combate a todas as formas de violência contra a mulher;

- Construir ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionarem problemas, tomar decisões, aprender durante toda a vida e colaborar para uma sociedade em constante mudança;

- Planejar e organizar suas aulas de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação dos profissionais do magistério da educação escolar básica;

- Recontextualizar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

- Conhecer e utilizar os diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz e replanejar suas práticas de ensino de modo a assegurar que as dificuldades identificadas nas avaliações sejam superadas por meio de sua atuação profissional em suas aulas;

- Reconhecer e utilizar em sua prática as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua profissionalmente, de forma que possa favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes;

- Demonstrar conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado a atuar, utilizando esses saberes para: 

a) construir compreensão quanto ao perfil dos estudantes com os quais atua; e b) para selecionar estratégias de ensino adequadas e levantar hipóteses sobre como determinadas características presentes em seu grupo de estudantes potencialmente podem afetar a aprendizagem e assim, tomar decisões pedagógicas mais adequadas;

- Demonstrar conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem, utilizando esse conhecimento para: 

a) planejar as ações de ensino; e 

b) selecionar estratégias pedagógicas e recursos que sejam adequados à etapa da Educação Básica a qual seus alunos pertencem;

- Manter comunicação e interação com as famílias para estabelecer parcerias e 

colaboração com a instituição de Educação Básica, de modo que favoreça a aprendizagem dos estudantes e o seu pleno desenvolvimento;

- Dominar conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica; e

- Demonstrar conhecimento e, sempre que possível, colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir sobre sua própria prática docente e aplicar tal conhecimento em sua prática.


7. Campo de atuação

O profissional formado em Licenciatura em Biologia poderá exercer atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades.


  • FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM FÍSICA - LICENCIATURA 

1.Identidade do Curso

Título Obtido

Licenciado em Física

2. Legislação

Criação e autorização de funcionamento.

Resolução CONSU nº 19/2017 de 9 de Agosto de 2017.

3. Duração

O curso tem duração de 18 semestres,.

4. Turnos

Curso ofertado à distância

5. Objetivos do Curso

A Formação Pedagógica em Física - Licenciatura  da UNCISAL na modalidade a distância destina-se à profissionais bacharéis e tecnólogos de cursos na área de 

6. Perfil Profissional

O Licenciado em Física, ou Físico, é capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física.

É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, dentre outros. A partir de suas tarefas de ensino, contribui para melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

7. Campo de Atuação

O Licenciado em Física, ou Físico, pode atuar no sistema formal e informal de ensino, nos níveis de Educação Básica; em Institutos de Pesquisa Governamentais; na iniciativa privada, com processamento de dados, pesquisa e desenvolvimento industrial; em setores que envolvem conhecimentos interdisciplinares.

  • LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

1.Identidade do Curso

Título Obtido

Licenciado em Educação Física

2. Legislação

Autorização para a criação do Curso, através da Resolução CONSU nº 07/2023 de 22 de março de 2023.

3. Duração

O curso tem duração de 4 anos, ou 8 semestres, podendo ser integralizado no tempo máximo de 10 semestres.

4. Turnos

Curso ofertado à distância

5. Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física da UNCISAL destina-se à formação de licenciados para exercer funções de docência no Ensino infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos na disciplina de Educação Física, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação e produção, bem como a difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos educacionais.

6. Perfil Profissional

Perfil do concluinte - competências gerais

I-fundamentado nos estudos da cultura corporal do movimento humano nas suas diversas manifestações na área de linguagens e em diferentes contextos da educação básica; 

II - humanista, crítico e reflexivo, com ação docente autônoma, fundamentada no rigor científico, no ato filosófico e na conduta ética; 

III - comprometido com o processo educativo, com sua ação docente na Educação Física como componente curricular nas diferentes etapas da educação básica e suas modalidades de ensino; 

IV - orientado na consolidação de saberes do ensino, incluindo o investigativo e o aplicado, na prática pedagógica e na formação continuada; 

V - norteado por concepção interdisciplinar e multidisciplinar, que situe os conhecimentos da Educação Física no conjunto de saberes do contexto educacional, e comprometido com a unidade teoria-prática. 

VI-fundamentado nos estudos da cultura corporal do movimento humano nas suas diversas manifestações na área de linguagens e em diferentes contextos da educação básica; 

7. Campo de Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância, pela UNCISAL pode atuar em instituições de educação pública ou privada da Educação Básica. Levando em consideração que os Licenciados em Educação Física pela UNCISAL poderão prosseguir os estudos através dos cursos de pós- graduação, Latu Sensu ou Stricto Sensu, esses profissionais da educação também poderão atuar nos centros de pesquisa colaborando com os conhecimentos da Educação Física, ou nas Universidades Públicas ou Privadas contribuindo com o Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS

1.Identidade do Curso

Título Obtido

Licenciado em Letras Libras

2. Legislação

Autorização para a criação do Curso, através da Resolução CONSU nº 10/2024.

3. Duração

O curso tem duração de 4 anos, ou 8 semestres, podendo ser integralizado no tempo máximo de 10 semestres.

4. Turnos

Curso ofertado à distância

5. Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Letras LIBRAS da UNCISAL destina-se a formar profissionais qualificados para atuar como professores de LIBRAS, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Além disso, o curso visa preparar os licenciados para serem pesquisadores e divulgadores da língua e da cultura surda, promovendo a inclusão e a acessibilidade.

6. Perfil Profissional

As competências aqui listadas estão baseadas na Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Licenciatura em Letras – LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Tais competências estabelecem um conjunto de habilidades que os profissionais formados devem desenvolver para atuar na educação de surdos e no ensino de LIBRAS. As competências propostas visam garantir que o profissional tenha uma formação sólida para atuar tanto no ensino da LIBRAS como em contextos educacionais inclusivos, respeitando as especificidades linguísticas e culturais das comunidades. Desta forma as principais competências estão elencadas a seguir:

  • Proficiência em suas produções linguísticas na língua de sinais em estudo;

  • Raciocínio lógico, análise e síntese;

  • Leitura e escrita de textos em LIBRAS, numa perspectiva da produção de

  • Utilização de metodologias de investigação científica;

  • Assimilação, articulação e sistematização de conhecimentos teóricos e

  • Descrição e explicação de características fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas, semânticas e pragmáticas de variedades da língua de sinais em estudo;

  • Percepção de diferentes contextos interculturais;

  • Compreensão, à luz de diferentes referenciais teóricos, de fatos linguísticos e literários, tendo em vista a condução de investigações sobre a linguagem e sobre os problemas relacionados ao ensino-aprendizagem de língua fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico das comunidades surdas no Brasil;

  • Compreensão da LIBRAS em âmbito literário e suas especificidades enquanto literatura visuoespacial;

  • Compreensão acerca da escrita da L1 e da L2 para surdo, a saber: LIBRAS e Língua Portuguesa, respectivamente

  • Compreensão de aspectos de tradução e interpretação no tocante à relação inevitavelmente bilíngue: LIBRAS/Português, Português/LIBRAS

  • Relação do texto literário com problemas e concepções dominantes na cultura do período em que foi escrito e com os problemas e concepções do presente;

  • Compreensão e aplicação de diferentes teorias e métodos de ensino que permitem a transposição didática do trabalho com a língua e suas literaturas, para os níveis de educação nos quais for atuar: educação infantil, nível fundamental, ensino médio e superior.

7. Campo de Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Letras LIBRAS no Brasil possui um campo de atuação diversificado, abrangendo diferentes áreas relacionadas à educação e à comunicação com a comunidade surda. Abaixo estão os principais campos de atuação para esses profissionais:

  • Educação básica em escolas regulares, atuando como professor de LIBRAS em escolas de ensino fundamental e médio, garantindo que alunos surdos tenham acesso a uma educação bilíngue e inclusiva.

  • Educação especial atuando em instituições de ensino especializadas, oferecendo suporte e adaptação pedagógica para alunos surdos.

  • Educação infantil, atuando em creches e pré-escolas no ensino e desenvolvimento de estratégias pedagógicas para crianças surdas em ambientes de educação infantil, promovendo a inclusão desde os primeiros anos de escolaridade.

  • Educação superior lecionando em cursos de formação de professores, com disciplinas relacionadas a LIBRAS e educação bilíngue.

  • Educação a distância e tecnologia educacional no ensino e desenvolvimento de estratégias de ensino para alunos surdos em ambientes virtuais, além de criação de materiais didáticos acessíveis.

  • Tradução e Interpretação de textos e documentos para LIBRAS e vice-versa.

  • Assessoria e consultoria para instituições de ensino na implementação de práticas inclusivas e adaptação curricular para atender às necessidades dos alunos surdos.

  • Consultoria em políticas públicas voltadas para a inclusão e acessibilidade.

  • Organizações não-governamentais (ONGs) e Instituições de Apoio atuando na inclusão social e educacional de pessoas surdas..

  • Pesquisa e Desenvolvimento sobre LIBRAS, educação bilíngue e questões relacionadas à surdez, contribuindo para o avanço do conhecimento e a melhoria das práticas educativas.

  • Administração Escolar e Coordenação Pedagógica focando na implementação de práticas inclusivas e no desenvolvimento de currículos que atendam às necessidades de alunos surdos.

  • Educação de Adultos no desenvolvimento e aplicação de programas educacionais voltados para a formação contínua e o desenvolvimento profissional de adultos surdos.

  • TECNOLÓGICO DE GESTÃO EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO DO TURISMO

1.Identidade do Curso

Título Obtido

Tecnólogo em Turismo

2. Legislação

Autorização para a criação do Curso, através da Resolução CONSU nº 10/2024.

3. Duração

O curso tem duração de 2 anos, ou 4 semestres, podendo ser integralizado no tempo máximo de 6 semestres.

4. Turnos

Curso ofertado à distância

5. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão  Empreendedora e Inovação do Turismo, pretende formar profissionais capazes de conceber, desenvolver e gerenciar novos negócios turísticos, com base em conhecimentos teóricos e práticos sólidos e uma visão inovadora do mercado, onde estarão aptos a identificar oportunidades, criar produtos e serviços diferenciados e liderar equipes, contribuindo para o desenvolvimento do setor turístico.

6. Perfil Profissional

Considerando as habilidades e as competências desenvolvidas ao longo do Curso e seu perfil profissiográfico, ao obter o grau de Tecnólogo em Gestão  Empreendedora e Inovação do Turismo o egresso terá o seguinte perfil: 

  1. Humanista e generalista, com visão holística para a compreensão da vida social e da relevância do fenômeno turístico; 

  2. Técnico e científico na sua atuação profissional, no âmbito da gestão e/ou da operação da atividade turística; 

  3. Crítico, reflexivo e eticamente propositivo nas posturas e nas ações nas atividades do turismo, visando ao desenvolvimento local, regional e nacional a partir das diretrizes da área e das políticas públicas; 

  4. Sensível, responsável e engajado em relação à valorização e ao respeito às singularidades e às diversidades dos ambientes, dos indivíduos e dos grupos sociais;

  5. Comprometido com sua formação contínua, adotando conduta profissional autônoma e que dialogue permanentemente com a sociedade; 

  6. Criativo, inovador com atitude empreendedora no planejamento sustentável de destinos e de organizações turísticas nos âmbitos público, privado e do terceiro setor.

7. Campo de Atuação

  • O profissional Tecnólogo em Gestão  Empreendedora e Inovação do Turismo, poderá atuar em:

  • • Agências e operadoras de turismo receptivo e emissivo

  • • Centros de recepção e informações turísticas

  • • Companhias Aéreas

  • • Cruzeiros marítimos

  • • Empresas de eventos

  • • Empresas de hospedagem, recreação e lazer

  • • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria turística

  • • Cooperativas de serviços turísticos

  • • Órgãos públicos com atuação na área

  • • Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

  • • Na criação do próprio negócio


CURSOS OFERECIDOS - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
  •  Especialização em Segurança da Informação e Análise Forense pertence à área ampla de Computação e Informática

  1. Objetivo do curso

Capacitar profissionais para proteger e gerenciar infraestruturas digitais, atuando na prevenção e mitigação de riscos cibernéticos e na análise forense de incidentes. O curso desenvolve habilidades técnicas e estratégicas em segurança da informação e conformidade legal, preparando os alunos para enfrentar desafios reais do mercado por meio de um projeto aplicado de conclusão.

  1. Público-alvo

O curso é voltado a profissionais de TI e segurança da informação que desejam atuar na proteção de dados e na análise forense digital. Inclui:

- Analistas, gestores e consultores de TI focados em governança e segurança cibernética.

- Peritos e auditores digitais interessados em compliance e investigação de incidentes.

- Docentes, pesquisadores e profissionais de áreas afins, como engenharia e direito, que buscam especialização em segurança digital.

O curso atende a quem busca enfrentar os desafios atuais de proteção de dados e conformidade legal, com aplicação em setores públicos e privados.

  1. Perfil que se objetiva formar

Formar profissionais capazes de proteger e gerenciar infraestruturas digitais, atuando na prevenção e mitigação de riscos cibernéticos. Esses profissionais serão habilitados a realizar investigações forenses digitais, aplicando metodologias para a coleta, preservação e análise de evidências em casos de incidentes de segurança. 

Além disso, espera-se que desenvolvam habilidades tanto em segurança ofensiva quanto defensiva, incluindo a identificação de vulnerabilidades e a aplicação de testes de invasão para fortalecer sistemas. A formação também foca na conformidade com normas e regulamentações, como a LGPD, preparando os alunos para garantir a proteção de dados e aderência a boas práticas.

  • ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE

  1. Objetivo do curso

Capacitar profissionais da área da saúde para planejar, implementar e gerenciar ações de prevenção e IRAS, bem como promover a segurança do paciente em ambientes hospitalares e de atenção primária, utilizando as melhores práticas e diretrizes internacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e redução de eventos adversos.

  1. Público-alvo

O curso destina-se a profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, biomédicos, biólogos, gestores de saúde e profissionais de saúde pública que desejam atuar na prevenção e controle de infecções e na promoção da segurança do paciente em ambientes clínicos e hospitalares.

  1. Perfil que se objetiva formar

O especialista em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Segurança do Paciente é um profissional multidisciplinar, com sólida formação em gestão e ciências da saúde, que atua estrategicamente na prevenção e controle de infecções, promovendo a segurança do paciente em todos os níveis de atenção. Sua atuação engloba a gestão e coordenação de programas de controle de infecção, a tomada de decisão baseada em evidências científicas mais recentes, a educação continuada de equipes e a promoção de uma cultura de segurança. Além disso, esse profissional demonstra capacidade de liderança, habilidade para resolução de problemas complexos e um olhar crítico para a inovação e a pesquisa na área.

  • ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

  1. Objetivo do curso

Qualificar profissionais da área de saúde ou afins para um melhor gerenciamento na saúde coletiva, com ênfase no entendimento do sistema público de saúde e na coexistência dos demais microssistemas no âmbito da saúde.

  1. Público-alvo

O curso destina-se a profissionais com nível superior na área de saúde e/ou afins, ou aspirantes à docência na Educação Superior. Como também para aqueles com interesse no aprimoramento de conhecimentos e práticas voltadas para a saúde coletiva.

  1. Perfil que se objetiva formar

O especialista em Gestão de Sistemas e Serviços Públicos de Saúde estará habilitado para refletir, discutir, planejar, sistematizar e acompanhar os microssistemas de saúde executados nos serviços públicos. O curso visa preparar o profissional para exercer a gestão de sistemas de forma inovadora, pró-ativa, ampliando sua visão no tocante a coexistência de microssistemas em um sistema maior, mais complexo; expandindo a noção temporal, geográfica e política por meio da aplicabilidade da EAD; possibilitando o alcance de habilidades para atuar frente à tomada de decisões, coordenação de equipes, formação de líderes; adquirindo novos conceitos sobre Gestão, Sistema Único de Saúde, Rede de Atenção à Saúde, Princípios e Diretrizes do SUS na sua aplicabilidade, Participação Social, por meio de oficinas, sala de aula invertida, estudo de casos, problematizando em busca de soluções efetivas e eficazes; bem como situações atuais referentes  ao uso das tecnologias em saúde, com o propósito de diminuir distâncias. 


  • Especialização em Cultura Digital e Pensamento Computacional para Professores do Ensino Básico

  1. Objetivo do curso

Qualificar professores da educação básica para a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e do pensamento computacional em suas práticas pedagógicas, promovendo inovação aos contextos educacionais.


  1. Público-alvo

Professores da educação básica, pedagogos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais profissionais da área da educação (portadores de diploma de curso superior em pedagogia e licenciaturas).


  1. Perfil que se objetiva formar

Espera-se formar profissionais da educação com bases teóricas e práticas acerca da cultura digital aplicada aos contextos educacionais e do pensamento computacional plugado e desplugado para a resolução de problemas de maneira lógica e crítica. Os egressos do curso estarão aptos a aplicar metodologias e desenvolver projetos educacionais de maneira inovadora, ética e inclusiva em diferentes níveis educacionais e diferentes contextos escolares.